Escritório de advocacia: metas SMART

Diante da dinâmica e novas demandas que surgem a todo instante, para que um escritório de advocacia alcance seus objetivos e metas é fundamental que o responsável pelo negócio defina as prioridades. Caso isso não aconteça, a empresa pode perder clientes e ter que arcar com prejuízos.

O objetivo desse conteúdo é ensinar algumas técnicas que elaboramos que podem ajudar você a definir prioridades e alcançar as metas. Adaptamos algumas práticas já conhecidas em comunicação corporativa para o ambiente de advocacia. Com as ferramentas certas, ficará mais fácil de trabalhar.

Seu escritório de advocacia na palma da mão

Você realmente conhece seu escritório? Embora a resposta óbvia seja “sim”, no momento de estabelecer metas e prioridades, muitos administradores de escritórios de advocacia, não têm ideia clara sobre informações básicas como por exemplo a quantidade de processos que o escritório gerencia, qual o ticket médio, quantidade de clientes, taxa de churn, entre outras variáveis. Sem a análise completa de todas essas informações, fica muito difícil saber qual meta priorizar. Muitas vezes, o dono da empresa acaba por olhar a concorrência, mas esquece de pensar no seu próprio escritório.

É fundamental conhecer muito bem seus objetivos para tomar decisões mais assertivas e entender o que realmente a empresa necessita.

Como definir boas metas na advocacia

Comandar uma equipe de advogados e mantê-los engajados não é uma tarefa fácil. Por isso, elaborar metas que incentive e gere resultados é importante. Contudo, no momento de decidir o que aplicar é preciso ter inteligência e traçar metas que realmente possam ser alcançadas. A metodologia SMART costuma funcionar muito bem.

O que significa meta SMART?

O termo, em inglês, vem da palavra inteligente. Para que uma meta seja considerada SMART, ela precisa ser:
– Específica
– Mensurável
– Atingível
– Relevante
– Temporal

Metas Específicas:

Esse tipo de meta, precisa ter um significado único e importante. Quer dizer que se a meta, por exemplo, for aumentar o número de cliente, ela não é específica. É necessário entender várias coisas por trás disso. Por que essa meta é importante, o que significa para o escritório alcançar isso. Uma meta SMART nesse sentido seria específica se falasse em aumentar uma porcentagem de X% o número de clientes.

Metas mensuráveis

As metas precisam ser mensuráveis, sempre. Se você pretende criar excelentes metas para o seu escritório de advocacia precisa acompanhar periodicamente o cumprimento disso. Com relação a metas de longo prazo, são mais difíceis de mensurar. Portanto, desenvolva planilhas, use softwares, questionários e qualquer outro meio para auxiliar.

Metas atingíveis

Não adianta planejar metas para a equipe que sejam impossíveis. Esse tipo de ação apenas prejudica os funcionários, que ficarão desmotivados e com a sensação de incompetência. Para que os funcionários se sintam motivados, uma meta pode ser agressiva, porém sempre realizável.

Metas relevantes

A relevância é importante, tanto para o funcionário, como para o escritório. O resultado que esse tipo de meta traz é impactante e faz efeito rapidamente no seu escritório. Uma meta deve estar ligada a resultados, gerando consequências imediatas.

Metas temporais

Finalmente, a última meta, mas não menos importante, é estabelecer um prazo para que ela seja entregue ou cumprida. Pode ser que demore dias, semanas ou meses, importante mesmo é que seja estipulado um prazo desde o início para que ela se torne mais real.

Takeaway

A antiga e conhecida SMART — utilizada muito bem no universo corporativo — pode ser aplicada também dentro dos escritórios de advocacia e pode ser facilmente aplicada dentro da realidade dos escritórios de advocacia. Lembre-se antes de definir as prioridades de suas metas se elas estão dentro de tal metodologia explicada nesse conteúdo.

Autor: Raony Coronado

Integrante da equipe de marketing do Comunique-se. Editor e responsável pela produção de conteúdo. Formado em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Marketing e Gestão pela ESPM. Aprimorando os conhecimentos em Content Marketing e se especializando em SEO. Em caso de dúvida, escreva para r.coronado@comunique-se.com.br

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