5 elementos cruciais para uma presença de mídia social vencedora

Não existe uma regra para executar campanhas de marketing em mídias sociais. O modo como serão organizadas ou gerenciadas vai depender da estratégia inicial. Cada marca tem sua peculiaridade, com qualidades únicas e um grupo demográfico específico a ser segmentado, e existem dezenas de táticas que você pode usar para criar seguidores.

Criar postagens originais, compartilhar material de seu site e compartilhar postagens feitas por outras pessoas são rotas potenciais para o sucesso com muita sobreposição. Além disso, você tem abordagens variadas de tom, engajamento e frequência, além da opção de publicidade paga. Portanto, não há uma maneira única e “correta” de fazê-lo.

Algumas táticas, contudo, são essenciais para qualquer campanha e qualquer organização que queira ter sucesso. Neste post vamos dar algumas dicas do que você deve fazer para obter um bom desempenho no ambiente digital.

  1. Desenvolvimento e consistência da marca.

De acordo com a Deluxe , o branding é um dos componentes mais valiosos de uma empresa, responsável pela percepção pública da filosofia, tom, caráter, valores e do compromisso com o atendimento ao cliente de uma empresa.

Sem uma marca sólida e bem definida, os clientes terão dificuldade em entender o que você quer e você não terá muito apelo com seu público-alvo específico. Crie uma marca que fale com seus clientes especificamente; por exemplo, se eles são voltados para a família, façam dos valores familiares uma prioridade, ou se eles são jovens e cheios de energia, tente mensagens mais casuais e modernas. Depois de ter esses padrões de marca estabelecidos, você deve ser coerente na comunicação para que seu público tenha tempo de se familiarizar com você.

  1. Teste A / B

Como Instapage explica, o teste A / B envolve a execução e a comparação de duas condições experimentais similares, porém distintas. Quando você começa no marketing de mídia social, não tem uma ideia confiável de quais estratégias funcionam e quais não funcionam; Você pode ter um pressentimento baseado em sua experiência anterior, mas não possui dados concretos.

O teste A / B usa duas opções — como diferentes canais de conteúdo, como conjuntos de vídeo e imagem —, e os libera em condições semelhantes, fornecendo dados concretos para determinar o que é objetivamente melhor. Com o tempo, o teste A / B pode ajudá-lo a encontrar a melhor das melhores estratégias para usar — e, sem ela, você ficará preso a tudo o que sua intuição apresentar.

  1. Monitoramento de mídia social

A Sprout Social diz que isso implica em “acompanhar conversas em torno de frases, palavras ou marcas específicas e depois aproveitá-las para descobrir oportunidades ou criar conteúdo para esses públicos”. É uma maneira de aprender sobre o que seus clientes estão falando e o que é importante para eles.

Com essas informações, você pode criar uma estratégia mais abrangente, esculpindo seu conteúdo para atrair pessoas nessas informações demográficas. Existem softwares específicos para facilitar esses esforços de monitoramento ou você pode usar pesquisas no aplicativo para descobrir os interesses do consumidor.

  1. Engajamento do seguidor.

Não é suficiente criar e fazer upload de posts; você também tem que ajudar seus seguidores a perceber que eles são uma parte ativa e reconhecida da sua comunidade.

Você pode fazer isso através do engajamento dos seguidores, a prática de ter conversas e reconhecer as postagens de seus seguidores. Isso pode ser tão simples quanto responder a um comentário do usuário ou tão complexo quanto ter uma conversa contínua com seus seguidores.

Fazer isso faz com que cada indivíduo se sinta mais envolvido, e é atraente para os possíveis seguidores que vêem como sua marca responde aos seguidores de voz. Se os seus seguidores se sentirem desconhecidos, eles vão deixar de seguir você, então essa estratégia é crucial para o sucesso.

  1. Medição e análise

Além dos testes A / B, você deve mensurar várias métricas relacionadas à sua campanha: “curtidas”, compartilhamentos, comentários, e cliques com tráfego para seu site. Sem essa informação objetiva, você ficará cego, incapaz de avaliar a eficácia de sua campanha. Você também deve ser capaz de vincular essas métricas a um valor de retorno do investimento (ROI), portanto, acompanhe o quanto está gastando em sua campanha.

Takeaway

Apesar de todas as dicas no post, ainda não é suficiente para garantir o sucesso. Você deve personalizar sua campanha e realizar alterações específicas para se adequar a seu público e aos seus objetivos finais.

Quanto mais customizadas forem suas mensagens e atividades, mais você entrará em contato com seu público-alvo e mais rápido você construirá o seu público-alvo desejado.

Raony Coronado

Integrante da equipe de marketing do Comunique-se. Editor e responsável pela produção de conteúdo. Formado em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Marketing e Gestão pela ESPM. Aprimorando os conhecimentos em Content Marketing e se especializando em SEO. Em caso de dúvida, escreva para r.coronado@comunique-se.com.br

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